domingo, 12 de agosto de 2018

IPB – 159 ANOS A SERVIÇO DA MISSÃO

 

Alguns dias depois de sua chegada ao Brasil em 12 de agosto de 1859, o Rev. Ashbel Green Simonton escreveu em seu diário:


Sinto-me encorajado pelo aspecto das coisas e esperançoso com o futuro. Existem indicações de que um caminho está sendo aberto aqui para o Evangelho”.  Antes de morrer em 1867, vitimado pela febre amarela, Simonton durante oito anos, depois que começou uma escola dominical em 22 de abril de 1860, organizou a Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 1862, fundou o jornal “A Imprensa Evangélica” em 5 de novembro de 1862, organizou o Presbitério do Rio de Janeiro em 17 de dezembro de 1865 e criou o primeiro Seminário Teológico em 14 de maio de 1867. Desde seu início a IPB sempre teve por ação principala pregação e o ensino da Palavra de Deus, visando sempre a salvação humana e o desenvolvimento do intelecto através da educação e do ensino.
Dos 159 anos de presbiterianismo no Brasil, a IPF comemora este ano seus 135 anos no Ceará!
O desafio é perseverarmos, pois, a Igreja só cresce de verdade quando é o Senhor mesmo quem efetua o crescimento, mas isso ocorre no terreno de nossa vida, através daquilo que nós somos e fazemos(Atos 11:21). Tendo ouvido tantas ministrações e desafios no texto da Grande Comissão, hoje podemos dizer que algo ficou bem claro – a ênfase para nós, como Igreja, é toda Comissão e não somente um dos seus aspectos:
a) indo
b) fazendo discípulos
c) batizando
d) ensinando
A pregação do Evangelho, com o vivo testemunho, não pode ser alienada da visão do discipulado, da formação de vidas. Alguém afirmou que “é mais importante treinar um ganhador de almas, do que ganhar uma alma”, mas, isso só tem sentido se entendermos que estamos falando de crescimento espiritual, pois, é o fruto que se multiplica (Marcos 4:20). Uma outra afirmação interessante é a de que “são necessários meses, e não minutos, para se estabelecer uma vida cristã duradoura” porque traduz a idéia de algo sério, que tem um objetivo sério e não de um mero entusiasmo, uma visão de fogo de palha movido por interesses puramente humanos, pois é algo que vem do próprio Deus (João 15:16). O pioneiro do presbiterianismo no Brasil nos deixou exemplo e legado nesse sentido, pois, antes de partir para a glória celestial, Simonton pode se alegrar com um dos frutos do seu trabalho – a conversão e o discipulado de José Manoel da Conceição, um ex-padre, o qual foi ordenado como o primeiro Pastor Presbiteriano brasileiro.
Jesus nos assegura que a fonte do poder para cumprirmos o avanço missionário é Ele próprio (Mateus 28:18), e Ele garante a Sua presença e ação na vida da Igreja quando esta O obedece plenamente  (Mateus 28:20). Se somos discípulos de Jesus, de fato e não somente de palavras, para cumprirmos a Grande Comissão dada a nós, como membros de uma igreja missionária, precisamos ainda hoje ouvirmos e obedecermos a voz dEle nos ordenando: “Segue-me” (Lucas 9:23; João 12:26).
A melhor campanha evangelística é o nosso dia-a-dia, o(a) melhor pregador(a) é cada um de nós, o melhor sermão é o nosso testemunho de vida e os ouvintes são todas as pessoas que estiverem ao nosso alcance.
                                                                                                                                                            (Pr. Elizeu Dourado de Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário