Ric Cannada, chanceler
emérito do Seminário Teológico Reformado, exalta o trabalho desenvolvido
por uma das maiores universidades cristãs reformadas do mundo
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Com mais de 16 mil alunos, a
“Universitas Pelita Harapan” é uma das maiores universidades cristãs
reformadas do mundo. Criada há apenas 22 anos, a instituição de ensino
oferece uma escola de direito, uma escola de medicina, uma escola de
engenharia e uma faculdade de professores, tudo a partir de uma visão de
mundo reformada.
“Nós nem sequer temos isso nos Estados
Unidos ou na Europa”, disse Ric Cannada, chanceler emérito do Seminário
Teológico Reformado. “Está na Indonésia. O Senhor costuma fazer coisas
incríveis no lugar menos provável – o país com a maior população
muçulmana do mundo”, disse.
Bancado por um empresário indonésio extremamente bem sucedido e que ama Deus e a teologia reformada, a fundação Pelita Harapan – onde Ric é um conselheiro sênior – abriu 55 escolas cristãs nos últimos 25 anos. Pelita Harapan é o lado da missionário do empresário James Riady. Mas é claro que ele também tem um lado de negócios. E é enorme: 30 hospitais, 64 shoppings, 125 lojas de departamentos e o maior grupo de mídia do país.Embora os cristãos sejam apenas 10% da população da Indonésia, a nação é tão populosa que cerca de 25 milhões de cristãos vivem lá. Aproximadamente um terço desse número são católicos, enquanto os protestantes são tipicamente pentecostais ou reformados.
Ambos são formados pela tradição
reformada, disse Niel Nielson, ex-presidente da Covenant College, que
agora lidera a ala de educação da fundação e se senta na diretoria de
seus hospitais e lojas de departamento.
“A família Riady é apaixonadamente
reformada em sua perspectiva teológica, e eles ligam tudo isso em termos
de como eles entendem a corporação”, disse ele. “Há energia e foco na
integração, ao contrário de qualquer coisa que eu já vi em qualquer
lugar do mundo”, ressaltou.
“Estamos apaixonados pelos negócios –
sobre a sustentabilidade econômica – mas também pela visão bíblica da
graça comum que leva à graça salvadora para o país”, disse Nielson.
“Construir hospitais de qualidade em
áreas de baixa renda, significa ter médicos cristãos conversando com
seus pacientes muçulmanos, não apenas sobre a saúde de seus corpos, mas
também sobre a saúde de suas relações familiares, comunidades e almas”,
ressaltou.
“A gente sempre diz que acreditamos que
todos foram criados exclusivamente à imagem de Deus, e Ele tem um
propósito para cada ser humano”, disse Nielson. Essas convicções cristãs
não ficam atrás dos bastidores, mesmo que raramente estejam no centro
do palco. Por exemplo, as 60 máquinas de café de Riady tocam músicas
cristãs, e os funcionários tratam as pessoas com dignidade.
Escrituras
A teologia reformada e sua influência
chegou na Indonésia há um bom tempo. Chegou em primeiro lugar no final
de 1500 com os holandeses, que pretendiam monopolizar o comércio de
especiarias. Junto com os comerciantes, os holandeses enviaram pastores
que, como grande parte da Holanda, abraçaram o calvinismo.
Esses pastores chegaram ao povo
indígena, mas o calvinismo nunca se tornou dominante na Indonésia, pelo
menos por duas razões, de acordo com Yudha Thianto, professor do Trinity
Christian College.
Primeiro, a presença arraigada do Islã.
Em segundo lugar, os holandeses vieram como conquistadores, não como
amigos, o que fez a conversão à sua religião parecer traiçoeira para os
indonésios nativos.
Mas os holandeses ficaram lá por um
longo tempo, até agosto de 1945. Assim, o calvinismo teve tempo de sobra
para ganhar um teto. Em 1945, missionários e pastores sentiram a
influência dos ensinamentos de Abraão Kuyper sobre a importância da
graça comum e o envolvimento de Deus em cada centímetro quadrado da
criação.
Assim, no final do século XIX, as
agências missionárias criaram escolas cristãs, hospitais cristãos e
igrejas reformadas. Thianto, que nasceu em 1965, foi criado em uma
dessas igrejas. “Eu cresci cantando os salmos e hinos enraizados na
Genebra de Calvino, adotados pelos holandeses, e depois trazidos para o
arquipélago e traduzidos para a língua que agora é indonésio”, disse
ele.
Queda
Lamentavelmente, muitas dessas igrejas
acabaram por perder seu vigor bíblico e teológico. “No final da geração
de meus pais, o cristianismo reformado tornou-se muito prático em termos
de seu alcance. Eles estão próximos do que eu chamaria de ‘evangelho
social’, alcançando a comunidade sem pregar. Eles estavam tentando
aplicar em cada centímetro quadrado, em sua vida cotidiana, mas eles
esqueceram o fundamento doutrinário”, comentou Thianto.
Mas há uma boa notícia: a geração de
Thianto instigou uma espécie de renovação, agora com cerca de 25 anos,
que levou muitos a redescobrir uma nova excitação para o evangelismo que
encontra sua origem nas raízes reformadas. “Estávamos cansados de
aplicação sem conteúdo”, disse ele. “Pelo menos três de meus amigos são
agora presidentes de seminários na Indonésia, que são evangélicos e
reformados”, finalizou.
Com informações Guiame
Imagem: reprodução
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